27/05/2009

Sinusite Nas Crianças


A Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Estas infecções normalmente aparecem depois de um resfriado ou uma inflamação alérgica.
Estima-se que 0,5 a 10% dos casos de rinosinusite viral, em crianças, evoluem para infecção bacteriana .Se considerarmos que é normal uma criança apresentar 6 a 8 resfriados em 1 ano a sinusite constitui um problema de saúde relevante. Houve um aumento, nos últimos anos, na incidência de sinusite bacteriana aguda na criança. Para isso muito contribuíram situações que aumentaram a incidência das doenças respiratórias na infância como um todo: desmame precoce, escolarização precoce e aumento da poluição.
Só devemos suspeitar da doença em crianças que apresentam sintomas persistentes ou severos.Sintomas persistentes são aqueles que duram mais de 10 a 14 e menos de 30 dias. Esses sintomas incluem secreção nasal ou pós-nasal e tosse freqüente, com exacerbação noturna.
Entendendo os conceitos:
Sinusite Bacteriana Aguda: É a infecção bacteriana dos seios paranasais que dura menos de 30 dias e cujos sintomas desaparecem completamente.
Sinusite Bacteriana Subaguda: É a infecção bacteriana dos seios paranasais que dura entre 30 e 90 dias e cujos sintomas desaparecem completamente.
Sinusite Bacteriana Aguda Recorrente: São episódios de infecção bacteriana dos seios paranasais que duram menos de 30 dias e são separados por intervalos assintomáticos de, no mínimo, 10 dias.
Sinusite Crônica: São episódios de inflamação dos seios paranasais que duram mais de 90 dias, com os pacientes mantendo sintomas respiratórios persistentes, tais como: tosse, rinorréia e congestão nasal.
Sinusite Bacteriana Aguda Superposta a Sinusite Crônica: Pacientes com sinusite crônica que apresentam novos sintomas respiratórios, os quais, quando o paciente é tratado com antibiótico, desaparecem, permanecendo apenas, os sintomas já existentes.
Sintomas
Na sinusite aguda, costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.
Complicações
A sinusite crônica costuma afetar a respiração. Pessoas que respiram mal em geral apresentam problemas para dormir, às vezes se viciam em gotas descongestionantes nasais que podem afetar a saúde geral, principalmente o sistema cárdio-circulatório. Podem ter sonolência diurna, dificuldade de concentração, cansaço fácil, etc. Têm também mais propensão a desenvolver infecções de ouvido e de garganta, doenças pulmonares, além de outras infecções à distância, mau hálito, etc.
Uma sinusite aguda, ou uma reagudização de uma sinusite crônica, pode ser porta de entrada de vírus e bactérias no organismo, principalmente no sistema nervoso central, podendo levar, embora não freqüentemente, ao aparecimento de meningites e encefalites, por exemplo.Em crianças, uma sinusite crônica pode levar ao aumento das amígdalas e das vegetações adenóides.
Tratamento
Normalmente se utilizam antibióticos e anti-inflamatórios. Higiene nasal com soro fisiológico costuma ser muito útil. Raramente se necessita de descongestionantes ou antialérgicos sistêmicos por via oral.Deve ser feito durante o tempo necessário até que se resolva o problema. Geralmente nas sinusites agudas o tratamento é curto e nas sinusites crônicas é longo.
A solução definitiva deve ser comprovada por radiografias dos seios da face. Algumas vezes a solução é cirúrgica.

Fonte:
José de Anchiêta Araújo Matos
CRM -5642/PR Otorrinolaringologista

42 comentários:

  1. olá. minha filha nasceu de 29 semanas (gemelar) e desde pequena (hoje esta com 7 anos) sofre com crises de tosse seca. Não ficou com nenhuma sequela da prematuridade. Ja fez tratamento com pneumo, por 2 anos e agora esta com alergista. Nada resolve suas crises. Hoje a levei no otorrino e ele disse que pode ser que ela tenha sinusopatia infantil, mas quer que ela faça uma laringoscopia para descartar adenoide. O que faço? sei que esse exame é horrivel para a criança (o que nao me impedirá de fazer se realmente for necessario. Há um outro meio de se descobrir? nao quero mais ficar dando corticoide e antibiotico!!! Me ajudem!! obrigada, Fabíola fabiola_nicoletti@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá eu sou Iracelma e a minha sinusite está desde o ano passado no més de agosto já apanhei injeção ja tomei 3 medicações reçeitadas pelos médicos até hoje ñ passo e é preçiso internar ?eu tenho 11 anos e ñ aguento mais esta sinusite

    ResponderExcluir
  3. Minha filhota tem 1 ano e 4 meses, e esta semana descobri que ela está com sinusite, primeiro ela teve um resfriado, de mais ou menos 10 dias logo depois quando parecia que este resfriado estrava
    sessando, ela começa com uma tosse chata que não a deixava dormir de jeito algum, mas seu narizinho não escorria e nem estava entopido, mas ela estava dormindo respirando pela boca, e estava muito cansadinha, e estava comendo muito mau, como já disse essa semana levei ela ao medico, disse a medica todos os sintomas e ela me disse que ela estava com sinusite, e me passou 2 soros para o nariz, um xaropinho e um antibiotico.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo - Pai de 5 filhas14 de julho de 2011 23:45

    Minha filha tem 2 anos e 2meses e ficamos sabendo ontem através do raio x nos seios da face que ela está com sinusite, após tomar no começo do mês passado antibiotico para curar um resfriado, após o término da medicação duas semanas depois descobrimos que havia voltado a infecção da garganta, tivemos que dar uma bezetacil, pois na primeira vez o antibiotico reagiu com diarréia que não vencia a troca da fralda e acabou criando assadura, por isso foi tomada essa decisão da bezetacil, para evitar todo transtorno do antibiotico e não correr o risco de ter outra assadura.

    Daí que percebemos no inicio dessa semana que ela não estava bem e daí foi diagnosticado esse sintoma. O médico receitou alguns medicamentos e caso não melhorasse até amanhã, estaremos administrando o antibiótico.

    Desde já, sentiram algo de estranho e o médico começou a falar de virose, bla bla... que já sabemos, peçam ao médico o raio x, pois se nós não tivessemos pedido ele iria dar outro tipo de diagnóstico e não teríamos o resultado preciso para tomarmos as devidas preocações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, nesta idade os seios da face nao estao formados...penso que nao deve ser sinusite

      Excluir
    2. a criança ja nasce com o seio da face, so que ele não aparece no raio x, o que não impede de ter sinusite. a minha filha teve aos 2 anos.

      Excluir
    3. Meu filho tem 4 anos mas sofreu muito senusite.Fez cirugia com 2 anos amidalas e adenoide.Mas agora tá muito bem 1 medicamento que ajudou muito foi Umckam para umunidade.
      Tambem ponho propollis seu suco 5 gotas é natural e faz bem.Dou xarope farmacia c tiver muito atacado. Faço xarope caseiro 3 maracuja só polpa 1 xicara de açúcar mascavo e coe tirar sementes poe geladeira de 3 vezes ao dia colher pequena.

      Excluir
  5. Minha filha tem 4 anos de idade, ela estava com uma tosse seca que não parava, levei ao medico e ele passou Loratadina e Prednisolona e inalação com remedios, durante uma semana ela ficou boa mas logo depois voltou a piorar, ontem a levei ao medico novamente e ele disse que era sinusite e passou amoxilina+clavulato durante 14 dias, preciso de ajuda queria saber como curar esse doença.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 2 filhos e os dois sofrem com crises de sinusite, minha filha de 12 anos tinha crises severas quando menor e fez tratamento com loratadina por muito tempo, hj em dia as crises são mais espaçadas, mas meu filho de 5 anos tem crises constantes, mesmo usando antialergico.
    Essa doença nao tem cura, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, e com o tempo o corpo vai adquirindo resistencia e diminuindo a frequencia das crises.
    Cabe a nós pais, exigir que os medicos façam os exames necessarios para diagnosticar a doença e tratar os sintomas ja que muitas vezes eles dizem se tratar de resfriados ou viroses e medicam de forma errada, piorando e muito a crise.
    Faço inalação caseira com meus filhos usando uma xicara de agua bem quente, com uma colher de chá de vick e cubro com um coador de papel, faço um corte no fundo do papel e eles exalam o vapor q sai e isso alivia muito a congestão e solta bastante secreção tambem, limpando as vias respiratorias. Mas tem que ter supervisão do adulto para q a criança nao se queime.
    Espero que essa dica ajude mais crianças.

    ResponderExcluir
  7. O ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons para combater vírus, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória. Tente colocar um bom purificar de ar nos quartos e verá como a sua família poderá respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificar que tenha o filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,7% das impurezas acima de 0,3microns. tony@jathcom.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 2 anos e 3meses e estava com febre muito alta por tres dias, levamos ao medico e fizemos um RX da face e do pulmao, pois ele sempre tinha crises de bronquite, e para nossa surpresa, nessa vez, estava com sinusite ... bem o tratamento foi inalacao com clenil 2 x ao dia, antibiotico por 14 dias, antialergico a noite ... hoje faz 5 dias q esta tomando o remedio e esta bem melhor, sem febre e conseguindo respirar pelo nariz !!!

    ResponderExcluir
  9. Moro no interior e os médicos aqui são muito complicados, minha filha hoje êm 3 anos e 7 meses, mas desde seu 1 ano e meio sofre com tosse seca, dai as receitas sempre eram antibioticos, coticoides, anti alérgicos e inalação, mas 25 dias depois tudo começava de novo. Com varios médicos falei sobre sinusite e os mesmos diziam que isso não existia em crinaça pequena. Como não sabia mais o que fazer e onde levar,pois já tinha levado em todos os médicos particulares (pediatras, alergistas, pneumologistas) da região, fui ao posto de saude e consultei um otorrino. Lá ele me pediu RX da face e mais um para ver se não se tratava de adenoide, mais um exame chamado IGE que detectava alergia. Não foi constada alergia e nem adenóide, mas claro a sinusite. Minhas suspeitas se confirmaram, então ele administrou Batrin F por 14 dias e pediu novo RX, nada mais apareceu e nem as crises insessantes de tosse seca.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha tem 4anos,e ao se queixar de dor e sensação de choque na cabeça levei ao médico,ele à examinou e disse ser sinusite receitou amoxilina e ebuprufeno,10 dias isso apenas resolve o problema?

    ResponderExcluir
  11. eu tenho 11 anos , estou com febre, tocindo muito, tonteira,perda de apetite,e nariz intupido , Isso é sinusite ?

    ResponderExcluir
  12. Mães, fiquem atentas, meu filho(5 anos) teve sinosite várias vezes em um ano, por inexperiência não pedimos exames que podessem mostrar o que realmente tinha. Os médicos também falham. As dores de cabeça foram aumentando e ainda assim levaram algum tempo para pedir umatumografia e aí já era tarde.Para nosso desespero, foi diagnosticado um tumor malígno de cinco centrímetros. Faz um ano e quatro meses que estamos na luta contra esse cancer. Os tratamentos quimioterapico e radioterápico não deram volta no tumor. Cirurgia é impossível devido a localização. Nossa unica esperança agora é a radiocirurgia.Não percam tempo, exijam exames.Meu desejo é que nunca aconteça com ninguém o que aconteceu conosco. SAÚDE A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus proveja a cura!

      Excluir
    2. DEUS é maior que todas as coisas, e ele vai curar seu filho, o que podemos fazer para te ajudar e pedir a DEUS por ele, não perca a fé, quanto mais orações melhor, DEUS nos ouve e nos atende!!! beijos e força!!!

      Excluir
    3. Que Deus abençõe ele em nome de Jesus !! e que esta cura não tarde...confie sempre em Deus e ele o fara !!

      Excluir
  13. minha filha e minha subrinha tambem tem sinusite com frequencia e quando não tratada a asma ataca com força .quando minha filha era bebê ficou de cama por dias e mesmo eu falando para os medicos que podia ser sinusite eles dizam que criança não tem isto,fizeram varios exames ate de dengue porem o resultado nunca chegou e os medicos receitaram amoxicilina e ela melhou porem teve alergia do medicamento, depois como teve novamente uma medica PEDIU RX e então apartir daí é feito o tratamento continuo com nazonex .Esse ano ela teve so uma vez e no ano passado 6 vezes.DEVEMOS EXIGIR O RX

    ResponderExcluir
  14. Meu bebe de 7 meses vinha tendo tosse e coriza..Depois veio com febre de 4 dias muito alta e noites sem dormir..Levei no P.S.tiram rx do torax não tinha nd,exame de sangue e de urina tudo normal..No dia seguinte passei ele no pediatra falou que ele teve uma crise de sinusite receitou o rinosoro e fazer inalação só com o soro.aliviou bastante.

    ResponderExcluir
  15. meu nome é sandra tenho uma filha de 2 anos e 9 meses.ela é criança que frequenta creche pegou varias gripes esse ano. já tomou muito antibiótico gora nesse ms de dezembro teve frebes muto alta o medico informou que seria sinusite tomou amoxicilina mais clavulanato de potássio.eu percebi que na região do nariz dela esta com um cheiro muito ruim. já passei no otorrino do hosp mario covas por 3 meses a medica deu alta e falou que não é nada, impossível não ser nada eu tenho limpado com soro mais mesmo assim o cheiro é forte,foi tirado agora no me de dezembro 2012,o raio x da fase medico olhou e não disse nada,ta difícil com isso o catarro do nariz esta se tornando bacteriano e indo p/os pulmões.minha filha não sabe suar o nariz o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talves seja melhor você tirá-la da creche. Quando há reincidência frequente está é a única alternativa.

      Excluir
    2. para crianças que não sabem suar o nariz, existe uma seringa que se vende
      na farmácia, para chupar o catarro ...

      Excluir
    3. Dei para minha filha durante 01 ano o remédio homeopático Sinudoron e ficou dois anos sem ter nada e somente neste mês abril/2014 que ela teve mas sem febre e sem dor de cabeça. Isso porque parei de dar o remédio.
      Indico pois ele é muito bom.
      Só consegui encontrar na farmácia São Paulo e aonde moro não vende -Nova Iguaçu-RJ. Vou comprar pois não quero que ela tenha de novo.

      Abaixo segue a composição. Tem como comprar pelo site www.welwda.com.br

      consulte na loja virtual
      voltar

      Sinudoron
      50 ml gotas
      MS 1.0061.0055.004-1

      80 comprimidos
      MS 1.0061.0055.005-8

      20 g glóbulos
      MS 1.0061.0055.002-3

      Berberis vulgaris D2
      Hydrastis canadensis D4
      Argentum nitricum D20
      Atropa belladonna D6
      Silicea D20

      Indicação: tratamento auxiliar de sinusites agudas e crônicas.

      Excluir
  16. ola me chamo lucia meu pai sofre de senusite todos os dia ele fica com as vias aerias entupida gerando cefaleia, coriza de cor amarelada, ocasionando assim a perda de sono, gostaria de saber se existe algum remedio caseiro que pode vir melhorar esse problema, pois o mesmo e professor tem contato com giz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tive sinusite por 13 anos e o que me ajudou muito antes da cirurgia foi uma solucão indicada pelo meu otorrino, 1 litro de agua, 2 colher de chá de sal, 1 colher de chá de bicarbonato. ferva a agua e quando estiver morna acrescente o sal e o bicarbonato, depois pegue uma ciringa grande sem agulha e puche o liquido e injete no nariz e vire a cabeça para traz, e depois de volta para derramar o liquido, no começo é dificil segurar o liquido sem ir para a garganta, mais depois se acostuma e quando faz isso, desculpe a expressão mais toda tipo de catarro sai liquido e até os secos, amarelos marrom de todo tipo, fazia isso umas duas ou tres vezes ao dia, o me evitava de tomar no minimo duas injeções na veia por semana. E depois da cirurgia isso me ajudou a cicatrizar e auxiliar na cura para não reencidir.

      Excluir
  17. oi meu filho tem seguido sinusite ja tomou a maioria dos antibioticos, e sempre volta, agora esta novamente ,me decidi então fazer tratamento caseiro, é mais saudavel e não prejudica tanto o organismo, e ele sempre tem congestão nasal, bom vou ver se vai resolver...

    ResponderExcluir
  18. Ola meu filho tem um ano e oito meses, ele passou por um problema respiratorio tomando antibioticos. Quando parecia estar curado começou a ter febre alta, tosse e coriza amarelada, ja faz uns dias e isso é sintomas de sinusite oque faço?

    ResponderExcluir
  19. Olá! Minha filha tem 4 anos e tem crises de sinusite com frequência. Tem exatamente 12 dias que ela parou de tomar o antibiótico, mas como o tempo mudou, desde ontem já apresenta tosse e hj está com febre de 39º, já fez tratamento na alergista e não resolve. Não aguento mais ver a minha filha se enxer de medicação.Como prevenir essas crises, ou a algo natural qu possa ajuda-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta Fazer xarope maracuja 3 só polpa vai no fogo 1 xicara de açucar mascavo coe tirar semente ponhe na geladeira 3 vezes dia colher pequena. E propolis 5 gotas suco ou ponho na mamadeira .Ver farmaceutico ou medico Umckam tramento bom barato.
      Para umunidade.

      Excluir
    2. para crianças que não sabem suar o nariz, existem uma seringa que se venda na farmácia, para chupar o catarro

      Excluir
  20. Ola a todos(as), minha filha tem 4 anos, des da semana passada ela vinha com um bafinho tipico de quando inflama a garganta, mas depois passou...ai comecou com um espirro, nariz escorrendo e catarro transparente. O catarro mudou de cor ficou verde , ja na quinta feira a noite ela tava meio febril. Levei ela no medico, ela ja estava com uma tosse cheia de catarro mas o nariz tinha deixado de escorrer, ela nao sabe cuspir o catarro entao eh bate e volta. Quando a levei no medico e expliquei os sintomas, ele apertou ao redor dos olhos, na testa, olhou garganta , ouvidos e os olhos e falou que era sinusite. Receitou amoxilina. Ela sempre se deu bem com esse remedio. Desde entao as febre nao baixa ...eu tenho q controlar com Tylenol e ibuprofen. To cansada de dar remedio pra minha filha, resolvi fazer como minha vo fazia....paninho molhado nas partes principais pra ver se a febre baixa. Ela esta com os olhos enchados , como se tivesse acabado de acordar. Esta comendo normalmente. Eu cortei o leite pq o medico disse que da mais catarro. Nao pedi nenhum exame, pq eu confiei no medico que a acompanha desde qdo ela nasceu. Ano passado em janeiro ela teve uma pneumonia forte. Mas depois disso so resfriado e infeccoes de ouvido. Moro na FLorida USA aqui tbm os medicos pra tudo diz que eh virose. O medico dela eh brasileiro, ano passado (na pneumonia) ele nao pediu o raio x e disse que seja la o que ela tinha ja tinha acabado, na mesma noite levamos ela ao hospital e foi diagnosticada a pneumonia. Todos os medicos podem errar. Nao sei se eh sinusite mesmo, ela so reclama de dor na barriga. Por isso nao quero dar mais remedios para a febre. Nao sei mais o que faco.

    ResponderExcluir
  21. Há pessoas que são resistentes a amoxilina. Tomam o remédio e ele não combate a bactéria. Minha filha está no 3º antibiótico em 30 dias. Talvez sua filha esteja com a mesma bactéria, pois não houve o tratamento correto. A sinusite pode evoluir para o ouvido, faringe, pulmão... Quem sabe não está na hora de você trocar de médico, infelizmente. Não sei como funciona por aí. Tente levar a um especialista, otorrino, pneumologista. Diga que vc. quer um raio x dos seios da face, do pulmão. Hoje em dia tá muito difícil mesmo, mas com criança temos que agir rápido, pois o quadro piora de uma hora para outra.

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem seis meses de vida,ele passou mal e o médico pediu que fosse feito um raio x dos seios da face,foi feito e o diagnóstico foi sinusite.ele foi medicado mas,o que devo fazer?Procurar um especialista?A minha filha de cinco anos estar com os mesmos sintomas,será o mesmo problema?Me ajude.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, estou muito preocupada. A minha filha de 6 anos tem tosse seca freguentemente e reclama de dor na cabeça, descobri no inicio do ano q ela tem sinusite, de lá pra cá retornamos na pediatra umas 3 vezes e ela sempre informa q é sinusite, a ultima visita na medica a menos de 2 meses ela fez os raio x da face e do peito, deu novamente sinusite, tadinha, ficou tomando xarope e jato no nariz por 18 dias direto, melhorou por uma semana. Eu sofro mto com as crisea de tosse seca da minha filha. Faco inalação.quase sempre, mais isso nao tem cura. Gente minha preocupaçao com ela só aumenta. Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga a minha está com 4 para 5 anos pq faz mês q vem 5.Ela tbm já sofreu bastante com essa tosse seca já fez teste alergicos e nada e o pediatra disse que é bronquite mais acho meio estranho pois aí o que ela faz quando começa a tosse ela usa uma bombinha tipo de asma só que tem um espaçador de Aerolin 2 puffs de 6 em 6 horas,que equivale como se fosse nebolização e tbm usou Flixotide tbm nesse espaçador 2 puffs tbm 2xao dia e bochechos depois com água na boca pois se não causa aftas e ficou um tempo com esse medicamento sendo que depois não faz mais efeito e o problema dela começa a sim ela começa com tosse seca e não escorre nariz nem nada sendo que ela não fica gripada parece que a gripe fica presa e é só tosse aí uso esses medicamentos e tem vez que a crise piora comecei a dar a ela um xarope por minha conta que vende na farmácia expecc é feito o processo com as bombinhas só que não melhora ela já teve sinusite 2 vezes sente dores de cabeça direto o pediatra dela disse que sinusite em criança não da dor de cabeça levei ela no oculista e não em nada de vista e ela me garantiu que da dor de cabeça sim e me indicou levar em um otorrino ou neuro para pedir uma tomografia ainda não fui mai vendo um caso que lí aqui fiquei bem preocupada pois ela chora derrepente que a cabeça está doendo e dói muito chega até a ficar com os olhos inchados tem vez vou levar pois acredito que seja susite mesmo pois como ela só tem tosse o que vejo que ajuda tbm quando está com a tosse é o remédio de nariz que acalma pois ela não diz que o nariz está entupido mais espirro e acalma a noite dela.Estou com quase toda certeza que não tenha nada se Deus quiser de bronquite e vejo aí sim uma sinusite.O catarro dela é dificil soltar aí e tbm costumo a dar ela sobre recomendação médica predisim.

      Excluir
  24. meu tem 3 anos eu não aguento mais tanta crises

    ResponderExcluir
  25. Minha filha tem 4 anos e desde o começo deste ano, quando entrou na escola começaram os episódios de gripes e resfriados e juntamente com eles, vieram as crises de asma. Já esteve internada 3 vezes desde então e a última internação foi há duas semanas. Desde a segunda internação, meu palpite como mãe e que conhece bem a filha, era que a crise dela era desencadeada por problema nas vias aéreas superiores, como uma sinusite por exemplo, mas nunca nenhum médico havia solicitado um raio-x. Antes da última internação, ela teve uma forte crise de resfriado e ficou com uma tosse bem carregada, no PS examinaram e o pulmão estava limpo, mas por conta do tosse carregada que eu chamei a atenção da médica, acabou pedindo um raio-x de face e o resultado foi sinusite. Tomou antibiótico e ficou uns 2 meses boa. Mas no início desde mês, veio outra crise e desencadeou a crise de asma, resultando em internação, mais fortes medicações (bombinhas, antibiótico e corticóides). Desde então passo com otorrino, além da pneumo que ela já trata desde fevereiro. Agora começou com nariz bem congestionado, porém, ela não coloca nenhum catarro pra fora. Hoje reclamou muito (pela primeira vez) de dor de cabeça, na região da testa e no nariz. Mediquei com ibuprofeno e ela acabou dormindo. Tbm não gostaria de ficar dando antibiótico o tempo todo, pois ela já faz uso de bastante medicação por conta da asma. A otorrino solicitou um raio-x, mas pediu para fazer só em janeiro, já que no início do mês ela já tinha feito um. Essa dor de cabeça dela só me faz confirmar o que eu já desconfiava e caso ela voltar a reclamar, vou levá-la no PS. Vou atrás de remédios caseiros para sinusite, não aguento ver minha baixinha sofrendo tanto e internação pra ela não dá mais, mexe muito com o psicológico dela.

    ResponderExcluir
  26. pechei com o braço no pescoço do meu irmãozinho e ele fica tossindo muito oque pode ter acontecido??

    ResponderExcluir
  27. MEU FILHO TEM 10 ANOS E A SINUSITE DELE DA MUITA DOR NA FACE O MEDICO PASSOU ANTIBIOTICOS , MAS EU GOSTO TAMBEM DE USAR SORINE NO NARIZ DELE E UM VAPOR DE HORTELA OU EUCALIPITO E MUITO BOM AJUDA ELE A DORMIR MELHOR ESPERIMENTE.

    ResponderExcluir
  28. para crianças que não sabem suar o nariz, existem uma seringa que se venda na farmácia, para chupar o catarro

    ResponderExcluir
  29. oi , tenho uma filha de 3 anos e consultei com varios médicos e sempre falaram que era sinusite, porém todos os antibióticos q receitaram no tempo q ela estava tomando adiantava, mas depois q parava de tomar voltava o cheiro ruim do nariz. o nariz dela cheira muito mau... não sei mais o que fazer. Alguém jah tratou um caso assim, de mau cheiro no nariz?

    ResponderExcluir